Vai um expresso ai?

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Grãos de café e restos de chocolate como combustível para carros? É sério gente, é sério!
Pois é, parece estranho e até bizarro, mas é verdade. A ciência e a tecnologia em sua constante busca por combustíveis alternativos e "ecológicos", já desenvolveram e testaram protótipos de carros movidos a grãos de café (passeio) e com restos de chocolate (fórmula 3), tudo obra de excêntricos, mas nem por isso menos respeitáveis cientistas ingleses.
 
O carro movido a grãos de café,  um VW Scirocco/88 (foto ao lado), segundo informações do site G1.globo.com e de outras fontes que pesquisei,  foi desenvolvido por um grupo de cientistas do programa "Bang Goes the Theory", da BBC, e apresentado na Feira de Ciências de Manchester. Seu consumo declarado é de 5km por quilo de café torrado, a uma velocidade máxima de 100 km/h (não dá mais que isso). No seu mais longo percurso de testes, andará 337 km (Manchester-Londres), no que consumirá 70 quilos de grãos de café.
Já o carro movido a restos de chocolate, chamado de "carro verde sustentável", por ser totalmente ecológico, é obra de cientistas ingleses do "Massachussets Institute of Technology" (MIT), ligados à Universidade Britânica de Warwick. O carro pode alcançar a velocidade de 217 km/h, mas deste, não conseguimos descobrir o consumo nem a autonomia. Só sabemos que se trata de um BMW Lola e que transforma dióxido de carbono em oxigênio (isso é bom), razão pela qual se diz o seu motor é um "motor limpo".
Quanto a este último, nada posso dizer, pois o mundo da fórmula 3 para mim é estranho e inacessível. Mas quanto ao primeiro, o movido a "grãos de café", não creio que vingue, por um dos motívos mais simples que se possa imaginar:o econômico (o preço de um quilo de café é quase o dobro do preço de um litro de gasolina e mais que o dobro do que um litro de álcool).

Ora, se sob o aspecto econômico é totalmente inviável, por que não tentar-se uma alternativa semelhante, mas que seja viável? Inventaram também o veículo movido a hidrogênio (água). Por que até hoje não vingou? De todos os projetos nessa área, parece-me que o único que se tornará realidade no futuro será o dos "carros elétricos".
Particularmente, prefiro usar o café como "combustível para o trabalho" e o chocolate para consumo próprio.