Facebook³

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Garoto faz dívida de mais de R$ 2,4 mil em jogo do Facebook
Um menino britânico de apenas 12 anos gastou mais de 900 libras (equivalente a mais de R$ 2,4 mil) comprando coisas para sua fazendinha no FarmVille, jogo social do Facebook, em que o usuário cuida de uma fazenda - planta, colhe, cria animais - e constantemente precisa de recursos e acessórios para 'melhorar' sua "propriedade".

A mãe do garoto, que não quis se identificar, só descobriu o que aconteceu quando recebeu a fatura do cartão de crédito e percebeu o débito de 625 libras - o restante, o menino pagou com suas economias, de acordo com o site Mashable.
O garoto contraiu a dívida em duas semanas de jogo. Nem a Zynga - empresa produtora do FarmVille, o mais popular entre os jogos de redes sociais, atraindo mais de 80 milhões de jogadores em todo o mundo - nem o banco HSBC - responsável pelo cartão - pretendem reembolsar a inglesa. Segundo eles, apenas um evento de natureza criminosa acarretaria a devolução.
De acordo com o site do jornal inglês The Guardian, a mãe não culpa o Facebook, a Zynga ou o HSBC pelo ocorrido. Seu filho usou o cartão de crédito e é o único responsável.
Mas ela acredita que as empresas deveriam assumir alguma responsabilidade e, pelo menos, criar maneiras de evitar que casos assim aconteçam novamente, já que o garoto usou um cartão com nome de outra pessoa - o que deveria, na opinião dela, ter ativado algum filtro de segurança online.