Windows 7

segunda-feira, 22 de março de 2010

Atualização do Windows 7 pretende bloquear cópias piratas
Microsoft liberará atualização opcional do Windows 7 que pretende detectar cópias ilegais do sistema operacional.
A Microsoft informou na quinta-feira (11/2) que vai soltar para usuários do Windows 7 uma atualização que detecta cópias ilegais instaladas usando mais de 70 diferentes programas.

A atualização para o Windows Activate Technologies (WAT), software anti-pirataria anteriormente conhecido como Windows Genuine Advantage (WGA), será colocado no site de downloads da Microsoft no próximo dia 17 de fevereiro como uma atualização opcional categorizada como “importante”.

As versões Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise do sistema operacional ganharão a atualização. “Gostaria de lembrar que a atualização é voluntária, o que significa que você pode escolher se instala ou não quando aparecer a janela do Windows Update”, disse o gerente do grupo de ativação da Microsoft, Joe Williams, em um post no blog Genuine Windows.
Trata-se de uma prática bem diferente da que a empresa adotou em 2006, quando a Microsoft forçou usários do Windows XP a atualizarem o WGA com uma atualização de alta prioridade. Muitos usuários processaram a empresa pelo comportamento, abandonado logo depois.
De acordo com Williams, a atualização do WAT detecta mais de 70 “exploradores de ativação”, termo da Microsoft para o que os usuários denominam “crack”, processo de roubar chaves para ativar ilegalmente cópias do Windows 7. Após a atualização estar instalada, PCs rodando cópias ilegais começarão a mostrar um fundo preto. “Máquinas rodando versões legítimas do Windows 7 não verão nada”, disse Williams.
Para o mercado chinês, a Microsoft vai atrasar o lançamento da atualização. A empresa fará uma campanha publicitária explicando os riscos de usar produtos piratas no país antes de liberar a atualização. Cópias piratas do sistema operacional estavam disponíveis online e vendidas em barracas de eletrônicos em Beijing desde semanas antes do lançamento oficial do Windows 7.

Unbutu 10.04

Ubuntu 10.04 beta 1 está disponível para download
Nova versão do sistema operacional Linux altera visual, oferece boot mais rápido e vem com módulo de suporte a redes sociais.
Já está disponível para download a versão 10.04 beta 1 do sistema operacional Ubuntu. Conhecida pelo codinome Lucid Lynx, a versão final 10.04 tem previsão de lançamento em 29 de abril, como mostra a linha de tempo do site wiki do desenvolvedor.

O visual foi modificado, no qual a cor do tema principal agora possui um tom de roxo e até o logotipo ganhou uma fonte nova, como mostra a ilustração acima. Outras mudanças significativas estão no tempo reduzido de inicialização e o Me Menu, que fornece uma interface unificada para gerenciar mensagens instantâneas e serviços de redes sociais.
Uma caixa de texto incorporada ao menu permite aos usuários publicarem mensagens de status para todas as suas contas. Ele também proporciona fácil acesso à conta padrão e ferramentas de configuração.
O driver chamado Nouveau será padrão para placas de vídeo nVidia com melhor suporte para detectar a resolução nativa do monitor e também processamento mais rápido para manipular gráficos em 2D.
Na página de download o desenvolvedor informa que a memória mínima para rodar essa versão beta é de apenas 256 MB. Existe ainda uma versão 10.04 beta 1, no site do Ubuntu, para desktops e servidores. Como é uma versão ainda em desenvolvimento, é interessante não instalar em computadores que são utilizado em rotinas de trabalho diário.