Linux X Windows

sábado, 8 de maio de 2010

Ubuntu 10.04 gasta mais energia que o Windows 7

Como parte da cobertura do lançamento do novo Ubuntu 10.04 o site Phoronix mediu o consumo de energia de dois notebooks idênticos equipados com o sistema operacional, comparando-o com o Windows 7 rodando nas mesmas máquinas. E os resultados surpreendem, com o Ubuntu se mostrando notoriamente mais "fominha", em consumo de bateria, que o sistema da Microsoft.
As máquinas foram um netbook ASUS EeePC 1201N, com processador Atom e aceleradora NVIDIA GeForce 9400M (combinação conhecida como "Ion") e um notebook Intel Thinkpad T61 com um processador Intel Core 2 Duo T9300 e aceleradora 3D NVIDIA Quadro NVS 140M.

Rodando o Ubuntu, o consumo de energia do EeePC foi até 65% maior (33 Watts) do que a mesma máquina com o Windows 7 (20 Watts), em ambos os casos usando drivers de vídeo oficiais da NVIDIA. Já no Thinkpad a diferença foi menor, 14% com os drivers padrão de cada sistema operacional, e 9% com os drivers da NVIDIA. Em todos os testes, a medição de consumo foi feita com o sistema "parado", no desktop padrão, sem nenhum outro aplicativo em execução.
O site atribui a diferença à forma como o gerenciamento de energia é implementado nos drivers de vídeo no Linux, o que faria a GPU consumir muito mais do que o realmente necessário em dado momento.

Quem pode, pode né ! ! !

Chávez contrata 200 funcionários para ajudá-lo com Twitter

O venezuelano Hugo Chávez pode ter descoberto recentemente a alegria de "tuitar", mas agora ele está descobrindo também que o Twitter pode ter efeitos negativos para os presidentes.
O líder venezuelano de esquerda lançou-se no site de micro-blog na semana passada, contra adversários que o tem usando cada vez mais para criticar seu governo.

 
Sua conta, /chavezcandanga, atraiu cerca de 250 mil seguidores ¿muitos dos quais presumivelmente curiosos se o ex-pára-quedista famoso por seus discursos longos poderia adaptar-se limite máximo de 140 caracteres do Twitter.
Mas agora ele tem sido inundado com respostas e contratou 200 pessoas para ajudá-lo a responder as mais de 50 mil mensagens que ele diz ter recebido em apenas nove dias.
"Isso é mais trabalho para mim porque eu não consigo parar de responder", disse ele durante um longo discurso televisionado na noite de sexta-feira. "Então eu tomei uma decisão, tal é a avalanche de mensagens."
O Twitter sofreu um boom de usuários na Venezuela, onde há agora mais de 200 mil contas ativas. O perfil do presidente é o segundo mais seguido no país após a Globovisión, um canal de televisão que se opõe a ele.
Chávez disse na sexta-feira que metade das mensagens que recebeu eram simpatizantes favoráveis a suas políticas, enquanto outros foram pedidos de ajuda ou reclamações sobre serviços defeituosos.
Mas ele calculou também que 18,4% das respostas foram hostis.
"Eu envio piadas para alguns deles", disse ele. "Isso me faz rir."