TWITTER

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Português é a terceira língua mais usada no Twitter


Em torno de 9% das mensagens enviadas no Twitter todos os dias foram escritas em português, de acordo com um levantamento feito pela consultoria francesa Semiocast. Esse número representa 4,5 milhões de mensagens apenas no idioma, o terceiro mais usado na rede de microblogs.


As mensagens, segundo a Semiocast, em inglês são a maioria (50%) no Twitter. A empresa pesquisou mensagens trocadas entre 8 e 10 de fevereiro para tentar estabelecer uma espécie de ranking dos idiomas mais usados: são 41 no total, mas 83% dos tweets são feitos em cinco línguas principais (inglês, japonês, português, malaio e espanhol).

Na primeira metade de 2009, o inglês representava dois terços das mensagens trocadas. Diz a Semiocast que a popularidade do japonês (14% das mensagens) no Twitter se deve ao crescimento internacional do microblog, já que o Japão foi o primeiro país a ter uma versão localizada do Twitter. No Brasil, "o Twitter espelha o grande sucesso das redes sociais no país", segundo a consultoria. As mensagens em malaio representam 6% dos tweets diários, e 4% estão em espanhol. Os demais idiomas, cada um com menos de 2% de participação, representam 17% dos tweets, segundo a Semiocast.


Nesta terça-feira, o Twitter informou que atingiu a marca de 50 milhões de mensagens por dia, de acordo com dados oficiais divulgados pelo microblog. Em 2007, esse número era de apenas 5 mil tweets por dia